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Blogs jurídicos, atividade acadêmica


O Projeto 701 está esquentando! Passado pouco mais de um mês do início do projeto, já temos uma lista de 21 novos blogs jurídicos e o apoio de pessoas e meios impotantes e influentes. Além de da matéria publicada em edição dominical do Correio Braziliense, professores como Flávio Tartuce e Fernando Nery estão divulgando o projeto.

Uma das estratégias para que possamos acelarar o crescimento do número de blogs jurídicos será a aplicação de blogs jurídicos como atividade acadêmica nas faculdades de direito. Essa estratégia depende da participação dos professores que estejam comprometidos em levar aos seus alunos a integração entre direito e tecnologia, por meio da criação de blogs jurídicos como parte da disciplina acadêmica.

Na minha época de estudante de direito, uma professora exigia que os alunos montassem uma hemeroteca. Regularmente, os alunos deveriam trazer notícias relacionadas ao direito e montar uma pasta com tais notícias e anotações pessoais sobre elas. Com isso, a professora incentivava a formação do juízo crítico e a prática da interpretação jurídica.

Eis um excelente uso para blogs jurídicos em sala de aula. Cada aluno deveria criar um blog e, regularmente (por exemplo, a cada semana) analisar pelo menos uma notícia ou artigo jurídico, registrando a referência e incluindo suas opiniões pessoais a respeito do que leu.

Os alunos têm à sua disposição avalanches de notícias jurídicas circulando pela internet. É muito fácil acessá-las, lê-las e falar sobre elas em um blog. Ao fazer isso, o aluno não apenas cresce em conhecimento e prática interpretativa, como também se disciplina para a vida profissional, enquanto o professor pode monitorar as suas atividades e moldar muito melhor as suas aulas futuras, conforme as necessidades intelectuais de seus alunos.

  1. abril 2, 2009 às 3:49 pm

    Ótima observação, Gustavo. O uso das novas tecnologias no ensino – independente da área, do curso – é um desafio necessário. Aos que não conhecem o vídeo do Mike Wesch sobre ensino 2.0, recomendo A Vision of students today”.
    Pra mim, o jurista do futuro deve ter incentivo high tech das instituições de ensino desde cedo 😉
    Parabéns pelas idéias inovadoras, Gus! Ainda mais sucesso ao projeto!
    Um abraço!

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